Especialista em meio ambiente comenta os diferentes sistemas de reciclagem de plásticos, suas vantagens e desvantagens e os principais aspectos econômicos, sociais e ambientais de cada processo
SILVIA PIEDRAHITA ROLIM
Geralmente os plásticos manufaturados chegam ao final da vida útil da sua aplicação original praticamente sem modificações substanciais nas suas características físico-químicas. Boa parte dos plásticos de fácil identificação e separação, oriundos de programas de coleta seletiva, pode ser reciclada mecanicamente com benefícios ambientais.
Uma das alternativas para os resíduos plásticos, componentes dos resíduos sólidos urbanos difíceis de identificar, é a produção de madeira plástica. O processo admite a mistura de diversos tipos de plásticos que podem ser perfilados ou moldados em vigas e mourões, bem como dar origem a produtos tais como bancos de praças, coretos, barreiras de som, paletes e piers, entre outros.
Porém, como parte dos resíduos plásticos é composta por pequenos itens dispersos e por plásticos com muitos contaminantes, devido à mistura com resíduos orgânicos, o custo ambiental e econômico da separação e limpeza destes materiais para a reciclagem mecânica, não compensa.
Caso a reciclagem mecânica não se justifique, a recuperação de energia pode ser uma maneira eficiente, em termos ambientais e econômicos, de recuperar o valor embutido nos resíduos plásticos.
ESTÁ ENTREVISTA É MUITO BOA E POR SER MUITO GRANDE NÃO COLOQUEI ELA COMPLETA... PARA VER A ENTREVISTA NA INTEGRA ENTRE EM...http://www.plastico.com.br/revista/pm323/plastivida.htm
sábado, 27 de novembro de 2010
PRÓS E CONTRAS DE RECICLAR PLÁSTICOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário