domingo, 14 de novembro de 2010

NEGES - NÚCLEO DE ESTUDOS DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE - IFRS / OSÓRIO


O NEGES foi fundado por uma equipe de professores do IFRS, campus Osório, com objetivo de refletir sobre tecnologias de gestão voltadas para sustentabilidade, em projetos de ensino, pesquisa e extensão. O grupo prima pela interdisciplinaridade, e conta hoje, com professores de áreas técnicas e humanas.
O núcleo entende que o litoral possui características sociais e ambientais que merecem especial atenção, então, seus esforços estão voltados para compreensão das especificidades dessa região, o que não impedesua atuação em outros contextos. 
As linhas de pesquisa são: Administração Sustentável, Desenvolvimento Territorial Sustentável, Energias renováveis, Gestão e Gerenciamento da Zona Costeira, Turismo Sustentável

Administração Sustentável:  atividades de ensino, atraves da disciplinas de “Gestão Ambiental e Qualidade” para o curso técnico em administração e “Gestão Ambiental e Responsabilidade Social” para o curso superior de tecnologia em processos gerenciais. Iniciando pesquisa na área de logística reversa, em um projeto piloto para a logística das pilhas e baterias para o município de Osório, com duas alunas envolvidas. Também, equipe de alunos trabalhando com diagnósticos depercepção ambiental no campus.

Desenvolvimento Territorial Sustentável: nesse sentido, trabalhamos com Arranjos Produtivos Locais e seu alinhamento para um desenvolvimento territorial sustentável (o que inclui produtos com valor patrimonial, inovação, indicações geográficas, entre outros). 

Energias renováveis: projeto de pesquisa, em cooperação com o CECO/UFRGS e duas bolsas PIBIT aprovadas. “Aplicação da turfa como alternativa energética no litoral norte”. Identificamos outras oportunidades de atuação nessa área na região, uma vez que o município conta com um parque eólico e a região tem forte atuação na rizicultura, fonte de biomassa.

Gestão e Gerenciamento da Zona Costeira: convênio de cooperação e participação de pesquisadores junto ao “Grupo de Gerenciamento Costeiro”/CECO/UFRGS. Estamos estudando aplicar metodologia para estudo de caso referente a políticas públicas e gestão da zona costeira aplicados ao litoral norte do RS.

Turismo Sustentável: projeto de extensão “Conhecer para valorizar: educação para o turismo em Osório/RS”,  visa sensibilizar alunos do Ensino Fundamental sobre questões relativas ao turismo, através da realização de oficinas em algumas escolas de Osório, a partir de assuntos relacionados à cultura material e imaterial, às características ambientais, turísticas, sociais e históricas do município.

Fazem parte do grupo:

- Profa Shana Sabbado Flores (coordenadora)
- Profa Bianca Pugen
- Prof Humberto Oliveira
- Prof Nilo Alves

- Bruna Araújo
- Guilherme Lima
- João Augusto Aliardi
- Karina Guasselli
- Priscila Felício

Nenhum comentário:

Postar um comentário